PEDAGOGIA

LICENCIATURA

R$ 417,00(*)

RECONHECIDO PELA PORTARIA SERES Nº 1.343, DE 15/12/2017, PUBLICADA NO D.O.U. EM 18/12/2017.

 

O curso de Pedagogia tem como centralidade:

A docência na Educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação profissional, na área de apoio escolar e em outras áreas onde sejam previstos os conhecimentos pedagógicos.

A gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares.

 

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Pedagogia das Faculdades de Guarulhos será capaz de:

Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, contribuindo para o seu desenvolvimento pleno;

Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do ensino fundamental;

Trabalhar em espaços escolares e não escolares na produção da aprendizagem e sujeitos nas diversas fases do seu desenvolvimento;

Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicados à educação nos processos didático-pedagógicos;

Participar da gestão das instituições em que atuem contribuindo para elaboração, implementação e acompanhamento de projetos pedagógicos e programas educacionais;

Atuar com ética e compromisso, promovendo a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.

 

Campo de Atuação

Este profissional poderá atuar em creches, no magistério de classes de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, em escola públicas e privadas, em organizações governamentais e não governamentais, em espaços escolares como Centros Sociais, Centros de Referência e Casas Abrigo, entre outros, sempre promovendo a educação como um fenômeno sócio-histórico e político-cultural e a democratização do saber.

 

(*) Valores da Campanha Matriculas Antecipadas Primeiro Semestre de 2019, válidos para alunos ingressantes no Primeiro Semestre de 2019 para a primeira semestralidade, optantes do desconto concedido para pagamento todo dia 30 (antecedente ao mês vigente da parcela) ou concedido por análise socioeconômica. Valores referente ao primeiro semestre dos cursos de graduação das Faculdades Guarulhos.

GRADE CURRICULAR

 

4 anos (8 períodos letivos)

CH

Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Processos 

80h

Arte, Corpo e Movimento: Conteúdos, Metodologias e Prática

40h

Atividades Teórico-Práticas: Educação e Questões Socioambientais

50h

Atividades Teórico-Práticas: Iniciação à Docência

50h

Atividades Teórico-Práticas: Pesquisa, Extensão e Prática Educativa

50h

Atividades Teórico-Práticas: Realidades Educacionais Brasileiras

50h

Avaliação Educacional

80h

Brinquedos, Jogos e Desenvolvimento

80h

Comunicação de Trabalho de Pesquisa

40h

Construção de Projeto de Pesquisa

40h

Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação Infantil de 0 a 3 anos

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação Infantil de4 a 5 anos

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  (Alfabetização)

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  (Língua Portuguesa e Matemática)

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  (Ciências Naturais e Ciências Sociais)

50h

Cultura Corporal na Escola

80h

Didática e Formação Docente

40h

Didática: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo

80h

Educação de Jovens e Adultos, História e Prática Educativa

40h

Educação e Desenvolvimento Psicossocial

80h

Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais

40h

Escola, Currículo e Sociedade

40h

Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil (Creche e Pré-escola)

150h

Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos

50h

Estágio Curricular Supervisionado na Gestão Escolar

50h

Ética, Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-Raciais

40h

Filosofia e Educação

40h

Fundamentos e Organização de Espaços na Educação Infantil

40h

Fundamentos Psicopedagógicos na Educação 

40h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática na Educação Infantil

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Matemática nos Anos Iniciais

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte nos Anos Iniciais

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Ciências Naturais  nos Anos Iniciais

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Geografia nos Anos Iniciais

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de História nos Anos Iniciais

80h

Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Língua Portuguesa

80h

Gestão dos Sistemas e Unidades Escolares

40h

História Social da Escola

80h

História Social da Infância

40h

Integração e Interdisciplinaridade Curricular

40h

Língua Portuguesa e Capacidade Comunicativa

40h

Metodologia da Pesquisa 

40h

Perspectivas Sociológicas sobre a Educação

40h

Planejamento, Projetos e Trabalho Coletivo na Prática Educativa

50h

Política e Gestão da Educação Infantil

40h

Políticas Públicas da Educação Brasileira

40h

Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica

40h

Prática Pedagógica: A Unidade Teoria e Prática

50h

Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação

50h

Projeto Político Pedagógico

40h

Psicologia e Educação

80h

Recursos Psicológicos para a Ação do Professor

40h

Relações Sociais e Processos Educacionais

40h

Residência Docente/ Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

150h

Supervisão e Coordenação do Trabalho Pedagógico

80h

CARGA HORÁRIA TOTAL

3200h

CORPO DOCENTE

Professor(a)

Adriana A. Melo- Mestre em Adolescência / ANHANGUERA

(Vínculo: 98  meses)

 

Andressa L. Gonçalez- Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento / MACKENZIE

(Vínculo: 67 meses)

 

 

Claudineide  L. IrmaMestre  em Psicologia da Educação / PUC-SP

(Vínculo: 62 meses)

 

Cristiano M. SantosEspecialista em Educação Especial / FALC

(Vínculo: 128  meses)

 

Edilaine CésarMestre em Educação / PUC-SP

(Vínculo:  29  meses)                                        

 

Élio de Assis – Doutor em Psicologia da Educação / PUC-SP

(Vínculo: 124 meses )

 

 

Flávio B. Nascimento – Mestre em Análise Geoambiental / UnG

(Vínculo: 20  meses)

 

 

Gildo J.  Costa– Mestre em Educação / PUC-SP

(Vínculo: 240  meses)

Lia I.  Marques– Especialista em Docência / UNESP

(Vínculo: 86 meses)

Magda M. Cezar– Mestre em Educação / UNISAL

(Vínculo: 308 meses)

 

Marco A.  Oliveira– Doutor em História da Educação / USP

(Vínculo: 175 meses)

 

Maria do Carmo Silva– Mestre em Comunicação Social / METODISTA

(Vínculo: 139  meses)

 

Maria L. Marques– Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano/ USP

(Vínculo: 254  meses)

 

Marina F. PinheiroDoutora em Língua Portuguesa / USP

(Vínculo: 236  meses)

 

Mariza M. MartinezEspecialista em Psicopedagogia / UNINOVE

(Vínculo: 74 meses)

 

Paulo S. P. Silva– Doutor em Educação Matemática / UNIBAN

(Vínculo: 8 meses)

 

Pedro B. Gomes– Mestre em Educação / UNICID

(Vínculo: 67 meses)

 

Raquel M. Rodrigues– Mestre em Genética / USP

(Vínculo: 38 meses)

 

Renata E. M.  NifociMestre em Educação Matemática / PUC - SP

(Vínculo: 80  meses)

 

Sônia C. S. Prado – Mestre em Educação Matemática  /PUC-SP

(Vínculo:  14 meses)

 

 

Call Now Button