LETRAS

LICENCIATURA

R$ 417,00(*)

RECONHECIDO PELA PORTARIA SERES Nº 286, DE 21/12/2012, PUBLICADA NO D.O.U. EM 27/12/2012.

O curso de Letras forma o professor na habilitação Português/Inglês. Através dos conteúdos de Língua e Literatura, o aluno de Letras toma contato com diferentes estruturas das línguas portuguesa e inglesa, possibilitando condições para o exercício docente em escolas públicas e particulares ou inserir-se em outras áreas que exijam tais conhecimentos.

 

Perfil do Profissional

O graduado em Letras (Português/Inglês) terá uma visão integrada e globalizadora das diversas áreas de ensino de Língua e Literatura em ambas as línguas. Dominará os fundamentos teóricos e os conceitos referidos com competência oral e escrita, estando apto a exercer sua função profissional como comunicador, respeitando as peculiaridades regionais e as especificidades do padrão da língua a ser ensinada.

O graduado será um orientador das questões mais significativas da linguagem para serem usadas em práticas pedagógicas do ensino da língua e da literatura.

 

Campo de Atuação

Atuar como professor no ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual, municipal e particular. Realizar pesquisas nos vários ramos da área, ser revisor, assessor ou consultor lingüístico junto à imprensa, a agências de publicidade ou mesmo a órgãos governamentais.

 

(*) Valores da Campanha Matriculas Antecipadas Primeiro Semestre de 2019, válidos para alunos ingressantes no Primeiro Semestre de 2019 para a primeira semestralidade, optantes do desconto concedido para pagamento todo dia 30 (antecedente ao mês vigente da parcela) ou concedido por análise socioeconômica. Valores referente ao primeiro semestre dos cursos de graduação das Faculdades Guarulhos.

GRADE

 

4 anos (8 períodos letivos)

CH

Análise do Discurso

80h

Aspectos Discursivos da Língua Inglesa: Análise do Erro

40h

Aspectos Fonéticos e Fonológicos em Língua Inglesa

40h

Aspectos Linguísticos e Semânticos da Língua Inglesa

80h

Atividades Teórico-Práticas: Educação e Questões Socioambientais

50h

Atividades Teórico-Práticas: Iniciação à Docência

50h

Atividades Teórico-Práticas: Pesquisa, Extensão e Prática Educativa

50h

Atividades Teórico-Práticas: Realidades Educacionais Brasileiras

50h

Comunicação de Trabalho de Pesquisa

40h

Concepções Teóricas de Ensinar e Aprender

40h

Construção de Projeto de Pesquisa

40h

Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação de Jovens e Adultos

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio 

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio 

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

50h

Didática e Avaliação Educacional

40h

Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais

40h

Estilística e Semântica

80h

Ética, Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-Raciais

40h

Fundamentos Filosóficos, Históricos e Culturais da Ação Educativa

40h

Gramática Aplicada àLíngua Portuguesa

80h

Identidades Culturais em Língua Inglesa

40h

Integração e Interdisciplinaridade Curricular

40h

Interpretação e Produção de Textos

40h

Língua Inglesa: Compreensão Oral e Escrita

80h

Língua Inglesa: Estrutura e Organização Gramatical

80h

Língua Inglesa: Produção Oral e Escrita

80h

Língua Portuguesa : Estrutura, Fonética e Fonologia 

80h

Língua Portuguesa e Capacidade Comunicativa 

40h

Linguística

80h

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

40h

Literatura Brasileira: das Origens ao Simbolismo

80h

Literatura Brasileira : do Modernismo aos Dias Atuais

80h

Literatura Inglesa: Poesia

40h

Literatura Inglesa: Prosa

40h

Literatura Portuguesa

80h

Metodologia da Pesquisa

40h

Morfossintaxe da Língua Portuguesa

80h

Planejamento, Projetos e Trabalho Coletivo na Prática Educativa

50h

Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica

40h

Prática Pedagógica: A Unidade Teoria e Prática

50h

Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação

50h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado / Educação de Jovens e Adultos

100h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado / Ensino Fundamental

150h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado / Ensino Médio

150h

Semântica da Língua Inglesa

80h

Semiótica: O Verbal e Não-Verbal

80h

Sintaxe da Língua Inglesa

80h

Sintaxe da Língua Portuguesa

80h

Sociolinguística

40h

Teoria da Literatura 

40h

Teorias do Texto

40h

Texto e Discursivo: Aspectos Pragmáticos

80h

CARGA HORÁRIA TOTAL

3280h

CORPO DOCENTE

Professor(a)

Alzira J. TomeiEspecialista em Psicopedagogia  /UniCastelo

(Vínculo: 20 meses)

Andressa L. Gonçalez- Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento / MACKENZIE

(Vínculo: 67 meses)

 

Claudinéia Alves– Mestre em Língua Portuguesa / PUC-SP

(Vínculo: 21 meses)

 
 

Flávio B. Nascimento – Mestre em Análise Geoambiental / UnG

(Vínculo: 20  meses)

 

Jorge Gonçalves O. Júnior– Mestre em Ciências / USP

(Vínculo: 2 meses)

 

Márcia C. Bonamin– Mestre em Linguística aplicada ao ensino de Línguas / PUC-SP

(Vínculo: 8 meses)

 

Márcia F. Tonon– Mestre em Educação / UNIBAN

(Vínculo: 2 meses)

 

Paulo S. P. Silva– Doutor em Educação Matemática / UNIBAN

(Vínculo: 8 meses)

Pedro B. Gomes– Mestre em Educação / UNICID

(Vínculo: 67 meses)

Rosângela C. Gaspar - Especialista em Português: Língua e Literatura Brasileira / UniSantanna

(Vínculo: 88 meses)

Wilson H. Silva – Mestre em Ciências da Comunicação / USP

(Vínculo: 86  meses)