HISTÓRIA

LICENCIATURA

R$ 394,00(*)

RECONHECIDO PELA PORTARIA SERES Nº 286, DE 21/12/2012, PUBLICADA NO D.O.U. EM 27/12/2012.

O curso procura potencializar a reflexão histórica sobre a História e a produção do conhecimento historiográfico, em suas diferentes dimensões. Numa perspectiva crítica e plural, o curso busca a formação de um profissional pesquisador e docente, capaz de lidar com os instrumentos da produção e da crítica do saber histórico.

Perfil do Profissional

O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor e Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe domínio da natureza do conhecimento histórico e escolar e das práticas essenciais de sua produção e difusão, suprindo demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.).

Campo de Atuação

O licenciado em História poderá atuar no Ensino Fundamental e Médio; em institutos de pesquisa que não desenvolvem atividades de ensino; realizando pesquisas ligadas a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural, à cultura material (associação Arqueologia/História, atuação em museus) ou a serviço dos meios de comunicação de massa (imprensa, televisão, etc.); funcionando em assessorias culturais e políticas também; trabalhando na constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e em outras áreas de um modo geral ligadas à reunião e preservação da informação, junto a movimentos sociais, sindicatos e associações de moradores, escolas, empresas, etc.

(*) Valores da Campanha Matriculas Antecipadas Primeiro Semestre de 2019, válidos para alunos ingressantes no Primeiro Semestre de 2019 para a primeira semestralidade, optantes do desconto concedido para pagamento todo dia 30 (antecedente ao mês vigente da parcela) ou concedido por análise socioeconômica. Valores referente ao primeiro semestre dos cursos de graduação das Faculdades Guarulhos.

GRADE

4 anos (8 períodos letivos)

CH

Antropologia Cultural

40h

Antropologia: Fundamentos e Métodos

40h

Atividades Teórico-Práticas: Educação e Questões Socioambientais

50h

Atividades Teórico-Práticas: Iniciação à Docência

50h

Atividades Teórico-Práticas: Pesquisa, Extensão e Prática Educativa

50h

Atividades Teórico-Práticas: Realidades Educacionais Brasileiras

50h

Comunicação de Trabalho de Pesquisa

40h

Concepções Teóricas de Ensinar e Aprender

40h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos anos finais do Ensino Fundamental

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática nos anos finais do Ensino Fundamental

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática para o Ensino Médio

50h

Conteúdos, Metodologia e Prática na Educação de Jovens e Adultos

50h

Construção de Projeto de Pesquisa

40h

Didática e Avaliação Educacional

40h

Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais

40h

Ética, Direitos Humanos, Diversidade e Relações Étnico-Raciais

40h

Fundamentos Filosóficos, Históricos e Culturais da Ação Educativa

40h

História Antiga: Oriente e Grécia

80h

História Antiga: Roma

80h

História Contemporânea: século XVIII e XIX

80h

História Contemporânea: século XX - XXI

80h

História da África

80h

História da América Pré-Colombiana e Colonial

80h

História da América Independente

80h

História da Arte Moderna e Contemporânea

80h

História das Sociedades Indígenas

80h

História do Brasil: Colônia

80h

História do Brasil: Império

80h

História do Brasil: República (1889-1954)

80h

História do Brasil: República (1954-2000)

80h

História e o Ensino de História

80h

História Local e Regional

80h

História Medieval: Alta Idade Média

80h

História Medieval: Baixa Idade Média

80h

História Moderna

80h

Historiografia: Correntes do Pensamento Historiográfico Brasileiro

40h

Integração e Interdisciplinaridade Curricular

40h

Língua Portuguesa e Capacidade Comunicativa

40h

Metodologia da Pesquisa

40h

Patrimônio: História e Memória Social

40h

Patrimônio: Legislação e Sociedade

40h

Planejamento, Projetos e Trabalho Coletivo da Prática Educativa

50h

Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica

40h

Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação

50h

Prática Pedagógica: A Unidade Teoria e Prática

50h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Educação de Jovens e Adultos

100h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Ensino Fundamental

150h

Residência Docente / Estágio Curricular Supervisionado/ Ensino Médio

150h

Teoria da História: Correntes Teóricas dos séculos XVIII e XIX

80h

Teoria da História: Correntes Teóricas dos séculos XX

80h

CARGA HORÁRIA TOTAL

3240h

CORPO DOCENTE

Professor(a)

Andressa L. Gonçalez - Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento / MACKENZIE

(Vínculo: 67 meses)

 

Eva A. Santos Mestre em Ciências / USP

(Vínculo: 8  meses)

 

Flávio B. Nascimento – Mestre em Análise Geoambiental / UnG

(Vínculo: 20  meses)

 

Ivan C. Rodrigues Mestre em História  / PUC-SP

(Vínculo: 14  meses)

Jorge Gonçalves O. Júnior – Mestre em Ciências / USP

(Vínculo: 2 meses)

 

Madalena M. Dias  Mestre em Ciências / USP

(Vínculo: 67 meses)

Márcia F. Tonon – Mestre em Educação / UNIBAN

(Vínculo: 2 meses)

 

Márcia R. Ciscati – Doutora em História / UNESP

(Vínculo: 175 meses)

Marco Antonio de Oliveira – Doutor em História da Educação / USP

(Vínculo: 175 meses)

Maria do Carmo Silva – Mestre em Comunicação Social / METODISTA

(Vínculo: 139  meses)

Marinalda Garcia  Mestre em Ciências / USP

(Vínculo: 127 meses)

Paulo S. P. Silva – Doutor em Educação Matemática / UNIBAN

(Vínculo: 8 meses)

 

Pedro B. Gomes – Mestre em Educação / UNICID

(Vínculo: 67 meses)

Wilson H. Silva – Mestre em Ciências da Comunicação / USP

(Vínculo: 86  meses)

Call Now Button